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Perguntas frequentes

Qual a diferença entre o BIRD ID e o E-CPF A3?


Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso. O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados. O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.




Como comprar o certificado digital?


De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:
– Renovação Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?
– Videoconferência: de acordo com Instrução Normativa N.05 de 22 de Fevereiro de 2021, a modalidade de validação por videoconferência está disponível para todos os Certificados Digitais Pessoa Física e Jurídica, desde que atenda aos critérios informados na normativa.
– Presencial e VIP: Caso precise de um Certificado com mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. A validação VIP você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório para fazer a validação. É só ligar na unidade mais próxima e verificar disponibilidade, valores e agenda. Compre Clicando Aqui




Em quais casos é possível fazer a renovação online?


Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível: Renovar o Certificado PF A3 Emitir um novo Certificado PF A1 Emitir ou renovar o Bird ID Emitir um novo Certificado PJ A3 Emitir um novo Certificado PJ A1. Renove Clicando Aqui




É possível fazer uma renovação online com o certificadodigital de outra certificadora?


Sim, é possível.




É possível emitir certificado com procuração?


É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias. O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.




Qual o certificado indicado para Advogados?


O Certificado indicado é o PF A3. Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui. . Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token com desconto e ir até uma loja Soluti. Compre Clicando Aqui




Fiz a compra, mas ainda não recebi email.


Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.




Desejo estornar a compra. Como procedo?


Será preciso que envie um e-mail para lojavirtual@soluti.com.br com o assunto “Estorno compra”. No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis daremos o retorno.




Qualquer pessoa pode fazer a validação por videoconferência?


A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade: - Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência. - Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.




Quais os documentos necessários para emissão do certificado por videoconferência?


Pessoa Física Pessoa Jurídica




Não recebi o link da Videoconferência. Como Fazer?


Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM. Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.




Como agendar uma videoconferência?


Se você estiver apto a fazer a validação por videoconferência, depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui..
É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.
Após o agendamento, você receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM.




Como reagendar a videoconferência ou reenviar os documentos?


Para reagendar ou reenviar os documentos, entre em contato co a ARSTART, informe o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senha, é necessário refazer todo o processo de agendamento.




Como realizar a videoconferência?


No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir. Se o acesso a videoconferência acontecer: - No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox - No celular: iPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).




Acessei o link, mas o atendente não estava.


Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações: - Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede; - Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel. - Saia e entre novamente na sala de videoconferência. - Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox). - Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.




Agendei a videoconferência, mas esqueci o dia e horário. Como consultar?


Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar.




O que fazer quand não compareci na videoconferência?


A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.




Quero emitir o certificado presencialmente. Quais Lojas estão funcionando?


Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima, pode agendar um horário para a visita e já emite o seu Certificado na hora com a ajuda de nosso atendente. ATENÇÃO: Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades da ARSTART ou da sua rede de parceiros para verificar as condições de atendimento e agendamento de horário.




Quero emitir por Validação VIP. Como agendar?


Dessa forma você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório fazer a validação. É só ligar na unidade mais próxima e verificar disponibilidade, valores e agenda.




Qual o prazo de aprovação do Certificado?


Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“. É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também. Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.




Caso o certificado seja recusado. Como Proceder?


A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.




Como realizar a baixa e instalação do Certificado?


Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico




O que fazer quando esquecer a senha de emissão e precisa revogar o certificado para realizar um novo agendamento?


A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança. Para auxilio, acesse o Chat em nosso site. Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.




Como revogar o certificado em caso de perda?


Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico.




Tenho um computador MAC e quero assinar no adobe. Como Fazer?


Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da ARSTART. Acesse clicando aqui..
Se você for médico, a ARSTART oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.




Tenho um computador Windows e quero utilizar o BIRD ID para assinar na adobe. Como Fazer?


Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da ARSTART. Acesse aqui.
Para médicos, a Soluti oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.




O certificado parou de funcionar


Teste o Certificado através do nosso sitema clicando aqui e teste também em outro sistema, como e-CAC.
Se o Certificado funcionar em nosso teste ou no e-CAC, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 , (11) 3504-8798 ou WhatsApp (11) 3504-8787.




Esqueci ou bloqueei a senha do certificado.


Entre em contato com o suporte técnico




O BIRD ID parou de funcionar ou não funciona na plataforma. Como proceder?


Caso o Bird ID não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.
Se o problema for PIN inválido é necessário sincronizar novamente.




Esqueci a senha do portal do BIRD . Como prosseguir?


Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova.
Confira aqui nosso vídeo explicativo.




Tentei recuperar a senha no portal, mas não recebi o email. Como prosseguir?


Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de SPAM, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID.




Esqueci o pin de acessoao aplicativo, O que fazer?


Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.




Preciso sincronizar um novo aparelho. O que fazer?


Entre em contato com o suporte técnico.




Qual a diferença entre os certificados?


Verifique clicando aqui





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